A Coluna Barra de Cereal no programa TVCOM Tudo + aborda nesta semana dicas para você dar uma afinada na silhueta e para ter energia nos dias de festa. A convidada é a nutricionista Vanessa Leite.
A seguir, confira três receitas “top” repletas de benefícios e que ajudam a emagrecer.
1) Mousse de whey
Ingredientes 2 colheres de sopa de leite desnatado em pó, 2 colheres de sopa de whey protein sabor chocolate, Água gelada bem pouca quantidade (o necessário)
Modo de preparo Junte o leite, o whey e a água até ficar um creme grosso. Leve ao freezer até firmar (aproximadamente 10 minutos. Se passar, fica duro, aí basta deixar na temperature ambiente 3 minutos).Rende: 1 taçaCalorias: 140
2) Chá emagrecedor de abacaxi
Ingredientes ½ abacaxi (cortado em cubos pequenos), Cascas de ½ abacaxi (cortadas em pedaços menores),1,2 litro de água, 1 sachê de chá preto (leve), Adoçante sucralose a gosto
Modo de preparo Lavar muito bem o abacaxi. Descascar a fruta, cortar em cubos pequenos e reservar. Cortar as cascas em pedaços menores. As cascas (de ½ abacaxi) devem ser fervidas em 1 litro de água, por aproximadamente 10 minutos. Esperar esfriar para descartar as cascas (opção mais leve) ou bater no liquidificador e coar (opção mais forte e mais nutritiva e eficiente).Enquanto isso faça o chá preto em 200ml de água fervente e espere esfriar (cuidado para não exagerar no chá preto). Misture essas duas preparações somente quando ambas estiverem na temperatura ambiente. Depois disso, acrescente abacaxi cortado e adoçante a gosto. Colocar para gelar.
Recomendação Tome 1 copo (300ml) com 1 colher de sopa de abacaxi cortado.Contém aproximadamente 40 calorias por copo.
Benefícios A casca do abacaxi contém mais nutrientes (proteínas, cálcio, fibras…) do que sua parte comestível. Esse chá estimula sistema nervoso, é termogênico, antioxidante, diurético, digestivo, desintoxicante. Fruta rica em vitamina C, contém bromelina, ponderosa enzima que ajuda na redução de inflamações e facilita digestão, logo ajuda deixar a barriga chapada. Como é digestivo pode também ser combinado com refeições mais pesadas e/ou gordurosas.
As fibras presentes no chá ajudam reduzir colesterol, melhoram cicatrização e anemias. Ideal para reduzir o peso corporal, uma vez que diminui a retenção de líquidos. Esse chá tem ação anorexígena, ou seja, reduz apetite e proporciona saciedade. A fruta apresenta composição de aproximadamente 80-90% de água, o que reafirma sua propriedade diurética.
3) Chá termogênico de erva-mate
Ingredientes 1 colher de sopa de erva-mate do chimarrão sem açúcar ou tostada, 300ml de água, 1 pedaço micro de gengibre s/ casca, Opcional: adoçante sucralose
Modo de preparo Coloque a água e o gengibre para ferver. Desligue o fogão e acrescente a erva-mate e abafe por 5 minutos. Após, coe e tome quente ou bem gelado (para isso coloque gelo).Tomar, no mínimo, 2 receitas dessas por dia.
Benefícios A combinação emagrece em função da gengibre, que é termogênico, e da erva-mate. A ingestão da infusão da erva-mate pode ser uma importante fonte de minerais e vitaminas, uma vez que a erva possui muitos componentes, como os derivados de cafeiol, flavonoides, metilxantinas, taninos e numerosas saponinas triterpênicas. A infusão da erva-mate também contém minerais, como fósforo, ferro, cálcio e várias vitaminas, como tiamina e niacina, riboflavina, ácido pantotênico, C, E e betacaroteno.
A cafeína estimula o sistema nervoso central e tem efeito lipolítico. Os derivados de cafeiol são indicados como os responsáveis pela capacidade antioxidante da bebida. As saponinas são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e hipocolesterolêmicas. Em relação aos flavonoídes, é considerado um potente inibidor de radicais livres.
Vários estudos têm apontado Ilex paraguariensis (erva-mate) como coadjuvante no manejo da obesidade e da perda de peso. Em um dos estudos, da Universidade de Lausanne (Suíça), que investigaram essa proposta, encontrou-se que obesos que consumiram erva-mate apresentaram um aumento da oxidação de gordura
Comments