Foto: Arquivo Pessoal
Com a ajuda das nutricionistas Vanessa Leite e Luiza Leite, elaboramos uma lista de 10 alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo.
1 – Corte carboidratos refinados da dieta (arroz branco, massa branca, chocolate, sorvete, açúcar, farinha branca…) - Eles são ricos em calorias e apresentam alto índice glicêmico, que estimula a liberação de insulina (hormônio que acúmula gordura) e a digestão rápida fazendo com que o organismo armazene gordura mesmo que você ingira em pequena quantidade, sem esquecer que eles estimulam a fome.
2 – Coma peixe no mínimo 3 vezes por semana - São ricos em ômega 3, poderosos anti-inflamatórios e com ação anti-estrogênica, ou seja, facilitam o emagrecimento, dificultando o armazenamento de gordura e, de quebra, ajudam na desintoxicação. Quem não consume peixe nessa quantidade, muitas vezes, necessita de uma suplementação de ômega 3 em cápsulas.
3 – Consuma brócolis - É um vegetal crucífero, que ajuda na desintoxicação e contém indol-3-carbinol, um fitonutriente que ajuda a reduzir os níveis de estrogênio ruim (que causam o acúmulo de gordura), fazendo um equilíbrio. Consumir diariamente no almoço e no janta. Muitas vezes, na clínica, quando temos pacientes com dificuldade no emagrecimento, uma das estratégias utilizadas é o consumo de brócolis diario. O resultado é surpreendente.
4 – Consuma chá de erva-mate - É rico em antioxidantes, anti-inflamatório, antimutagênico, antiglicação, diretamente relacionado a compostos bioativos presentes, especialmente na folha da árvore (principal parte utilizada para produção da erva-mate). Entre as substâncias conhecidas, estão os polifenóis, saponinas, xantinas, minerais e vitaminas.
Receita do chá de erva-mate: Utilizar partes vegetais desidratadas com adição de água potável. A bebida por infusão consiste em verter água com temperatura média de 80°C sobre as partes vegetais, deixando em repouso por tempo determinado (10-15 minutos) e depois coado.
Recomendação: 1 litro de água filtrada para 110g de erva-mate. Tomar o chá quente ou gelado. O ideal é consumir em até 12 horas esse chá depois de pronto. Nunca tome depois de 24 horas, pois assim as propriedades são eliminadas.
5 – Consuma diariamente alimentos termogênicos (pimenta, canela, curry, chá verde, erva-mate, gengibre…) - Eles ativam o metabolismo, fazendo o organismo gastar mais calorias e queimar gordura corporal. Estimula o sistema nervoso central, dando mais motivação, energia, além de liberar endorfina que proporciona prazer, ânimo e motivação. Devem ser consumidos diariamente, e se possível, em todas as refeições.
6 – Prefira proteína magra - As proteínas magras (peru/frango/ovos/peixe/carne vermelha/iogurte light) ativam o metabolismo, e a cada 100 calorias que ingerimos desses alimentos, absorvemos somente 70-80 calorias, pois elas apresentam uma digestão mais difícil, fazendo com que o organismo gaste mais para digeri-las. Esse processo facilita o emagrecimento pois acelera metabolismo. É importante consumir diariamente e distribuir a proteína ao longo do dia (café da manha, almoço, lanche e janta).
7 – Consuma alimentos ricos em antioxidantes - Eles são capazes de remover os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células), que, em excesso, produzem uma oxidação prejudicial que pode danificar as membranas e o conteúdo celular. Frutas, verduras, legumes e leguminosas são excelentes fontes de nutrientes que também agem como antioxidantes, protegendo o organismo. Veja a seguir os principais nutrientes que auxiliam no combate aos radicais livres:
Vitamina C – accerola, laranja, limão, tomate, melão, pimentão, abacaxi, batata, kiwi e folhas verdes escuras.
Vitamina E - gérmen de trigo, óleos vegetais, vegetais de folhas verdes, gema de ovo e nozes
Betacaroteno - cenoura, abóbora, mamão, melão, folhas verdes escuras.
Zinco - frutos do mar, carnes e cereais integrais.
8 – Consuma gorduras essenciais - As gorduras magras e essenciais (nozes, azeite de oliva, semente de linhaça, castanha-do-pará, etc.) contêm ácidos graxos essenciais, que ajudam a redistribuir a gordura corporal, diminuindo os adipócitos (células de gordura) da barriga. Devem ser consumidas diariamente no café da manhã, no almoço e na janta. Se não consumirmos essas gorduras essenciais, o processo de emagrecimento pode desacelerar, mesmo seguindo uma dieta com poucas calorias.
9 – Consuma no mínimo 2 litros de água por dia - A hidratação adequada é fundamental para que o nosso organismo funcione direito. Se não estivermos bem hidratados, corremos o risco de não conseguir queimar gordura e/ou aumentar músculo de forma correta. É muito comum as pessoas confundirem fome com sede, pois quando sentimos fome pode ser falta de hidratação. DICA: consuma água gelada, pois acelera o metabolismo em função da temperatura e facilita ainda mais o emagrecimento.
10 – Consuma fibras diariamente - As fibras (presentes em frutas, saladas, verduras e alimentos integrais) diminuem a absorção de gordura e de açúcar presentes nos alimentos. Facilitam o bom funcionamento do intestino, fundamental para evitar prisão de ventre, barriga inchada e/ou dilatada. Não esquecer da hidratação, pois é fundamental para os benefícios das fibras. Devem se consumidas no café da manhã, almoço e janta obrigatoriamente. Nos lanches também são ótimas/bem vindas.
コメント